• Associado

  • Informação

    Para acesso ao material exclusivo dos associados realize o login ao lado

    Para conhecer mais sobre Investimentos, Análise Financeira, Mercado Financeiro, Gestão de Risco, Bolsa de Valores, Análise Técnica, Análise Fundamentalista e Macroeconômica,

    Clique Aqui

    Análise Financeira

    A análise financeira para investimentos, ou research, é uma atividade de pesquisa e análise sobre valores mobiliários com vista à elaboração isenta de conflitos de interesse de um relatório onde se formula uma avaliação de desempenho ou evolução de preços, levando em consideração os riscos e retornos de títulos de valores mobiliários.


    Clube de Vienna | Análise Financeira para Investimentos


Associado


  Renda Variável

No mundo das finanças, Renda Variável é o investimento em uma classe de ativos em que a remuneração ou retorno de capital investido é variável, não garantido, podendo inclusive gerar perdas financeiras sobre o capital principal.

Apesar de parecerem complexos, nos mercados de renda variável, existe uma única síntese verdadeira, independente de quais sejam os mercados ou suas condições. Os ativos de renda variável poderão:

- Subir, podendo gerar uma alta bem maior do que as obtidas pela Renda Fixa;

- Ou Cair podendo até gerar perdas nominais no capital principal;

- Ou ficarem indefinido ou estagnado, nem subindo e nem caindo

Mesmo com a possibilidade de poder sofrer perdas nominais no capital principal, as altas acabam por compensar, o que justificam plenamente o investimento em ativos de renda variável.

Investimentos de Renda Variável

Podemos citar como os maiores representantes dentro desta classe de ativo:

- Ações

- Fundos de renda variável (fundo de ações, multimercado, e outros)

- Commodities

- Moedas

- Mercados derivativos

Os riscos envolvidos em investimentos de renda variável se traduzem na perda financeira do capital principal.

Mas por que os mercados caem ou sobem?

Os investimentos de renda variável espelham mais do que nunca a situação econômica, seja do país ou do mundo. E as altas e quedas são simplesmente reflexos destas condições.

Em uma economia capitalista há apenas 4 cenários possíveis:

- Expansão ou Crescimento

- Recessão

- Inflação

- Deflação

Os cenários de expansão e recessão, bem como o de inflação e deflação são exclusivos, ocorrendo um ou outro.

Em um crescimento econômico, as empresas vendem mais, exportam mais, lucram mais, contratam mais funcionários, e estes passam a gastar mais, gerando mais lucros e criando um ciclo virtuoso para a economia e para as empresas.

Como não poderia deixar de ser, investimento no mercado de capitais ou a bolsa de valores, ou investimento direto (abertura de um negócio ou empresa), são típicos investimentos que se beneficiam nesta fase de crescimento.

O capitalismo é o melhor de todos os sistemas econômicos, pois é o que melhor espelha a natureza, portanto o mais eficaz.

Tão eficaz, que se auto-corrige quando comete excessos.

Isso já aconteceu diversas vezes, e acontecerão tantas outras, pois o comportamento humano parece não mudar ao longo dos séculos, apesar de todas as lições pregressas.

E quando ele corrige estes excessos, surgem então os cenários de recessão. E neste momento tudo o que era de virtuoso no crescimento vira vicioso.

As empresas vendem menos, exportam menos, lucram menos chegando inclusive a registrar prejuízos, demitem funcionários, e os que se permanecem empregados passam a gastar menos com medo serem demitidos, gerando mais recessão e criando um ciclo vicioso para a economia e para as empresas.

Neste tipo de cenário, por lógica associativa, já é possível compreender o porquê o mercado de capitais caem. Neste tipo de cenário o medo e a incerteza reinam e os investidores procuram a liquidez e investimentos defensivos, como a Renda Fixa.

Resumo

1 - Nos investimentos de Renda Variável há o risco de se perder o principal.

2 - Os mercados só possuem três tipos de movimentos:

- Alta

- Baixa

- Indefinição

3 - O mercado de capitais são favorecidos nos cenários de crescimento econômico

4 – A busca por liquidez e investimentos mais defensivos como a Renda Fixa se torna prioridade nos cenários de incertezas e recessão.




Uma Nova Abordagem de Investimento

Clube de Vienna - Vienna Macrotrends

Investir pode sim ser descomplicado! É necessário apenas que você tenha qualidade das informações para tomar as decisões corretas. E condensar estas informações para você é justamente o trabalho da equipe do Clube de Vienna!  Disponibilizamos através de nossas publicações informações preciosas para ter uma leitura adequada do caótico ambiente político e econômico do Brasil ajudando para que as suas decisões resultem em lucro







Guia de Investimento - Aprenda a Investir

Guia de Investimento - Grátis - Aprendendo a Investir

Na Era da Informação a informação e o conhecimento são seus ativos mais preciosos. São fortes representantes do poder. Nesta área poderá contar com nossa experiência que poderá te ajudar a aprender a investir. Tudo isso de GRAÇA!

Curso de Opções - Grátis



Curso de Opções - Grátis

Um dos mais poderosos instrumentos do mercado financeiro, as opções, agora está a seu alcance. Como operador de opções, há muitas habilidades que você precisará desenvolver para ser bem sucedido sob uma base consistente. O Clube de Vienna consolidou estas informações em curso gratuito!

A Escola Austríaca de Economia


A Escola Austríaca de Economia - Grátis

As explicações da Escola Austríaca de Economia sobre eventos históricos, tais como os ciclos de baixa e de alta, encaixam-se melhores do que qualquer outra linha de pensamento econômico.Os Economistas Austríacos têm falado por um longo tempo sobre como o sistema de Bretton-Woods seria um fracasso, e com a desindexação das moedas ao ouro, principalmente do dólar em 1971, acabaria por levar aos eventos que agora estão acontecendo no mundo. Saiba Mais sobre a Escola Austríaca de Economia e o seu pensamento!






A destruição do Atual Sistema Econômico e Social

Compartilhe: Inscreva-se através do RSS