Renda Fixa   Renda Fixa

No mercado financeiro, Renda Fixa é o investimento em uma classe de ativos em que já é dimensionada no momento da aplicação a remuneração ou retorno de capital investido, bem como o prazo de investimento.

Os títulos de renda fixa podem ser classificados segundo dois critérios:

•  Quanto ao tipo de emissor do título, entre públicos (Governo) e privados (empresas);
•  Quanto à rentabilidade do título, em pré-fixados e pós-fixados.

Rendimentos pré-fixados são aqueles cuja rentabilidade (nominal) o investidor conhece antecipadamente, sendo a taxa de retorno da aplicação acertada no momento da aplicação.

Nas aplicações pós-fixadas o retorno (rentabilidade) da aplicação só é conhecido na data de vencimento do título, no entanto, sua rentabilidade é vinculada a algum tipo de indexador que varia de acordo com as oscilações das taxas de juros.

Podemos citar como investimento em Renda Fixa a:

- Caderneta de Poupança
- Certificado de Depósito Bancário (CDB)
- Títulos Públicos (LTN, LFT ou NTN)
- Debêntures
- Fundos de Investimentos

Como investir em Renda Fixa?

O investimento pode ser feito diretamente em títulos de renda fixa, comprando debêntures, CDBs, LTNs, etc. Neste caso é necessária a abertura de uma conta em uma agente de custódia, ou você pode aplicar neste mercado indiretamente através dos vários tipos de fundos de investimento em renda fixa.

Renda Fixa: Pré-fixados ou Pós-fixados ou Indexados?

Os títulos pré-fixados são instrumentos que são favorecidos em ambientes com a inflação baixa, controlada e com a taxa de juros básica em queda.

Os títulos pós-fixados são, por sua vez, instrumentos favorecidos quando a taxa de juros básica está em elevação e com a inflação sob controle.

Já os indexados são indicados em situações em que a inflação está em alta.

Riscos

Os riscos envolvidos ao investir em Renda Fixa são os seguintes:

- Inadimplência do Emissor do título

Quem investe em renda fixa está comprando um Título de Dívida, ou seja, empresta dinheiro ao emissor do papel, que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título.

Sobretudo quando os emissores dos títulos ficam inadimplentes e não conseguem pagar a dívida é quando o maior risco vinculado a estes títulos ocorre.

Este é o cenário que ocorreu com a Argentina em 2002 e o drama que vive as economias desenvolvidas atualmente, que se encontram em um limite de endividamento e não conseguem obter novos empréstimos sem que o mercado cobre uma taxa mais alta.

- Mudanças bruscas nas taxas de juros

Outro risco é quando há mudanças bruscas nas taxas de juros o que causa impacto nas cotações dos títulos. Isto acontece porque o preço dos títulos são preços de mercado e oscilam conforme as expectativas de juros pelos agentes financeiros.

Se for feita a venda dos títulos de forma antecipada, esta oscilação pode ser negativa, podendo gerar perdas financeiras. Esta troca de títulos gerando perdas é o mecanismo conhecido como marcação a mercado nos fundos de investimentos.

- Inflação

Ainda que não ocorra a perda nominal do capital, o valor investido na Renda Fixa poderá sofrer perdas no poder aquisitivo se a inflação no período do investimento for maior do que a rentabilidade conferida ao título investido.

Leia os mais novos artigos sobre a temática inflacionária clicando nos links abaixo:

- A mais importante verdade sobre a inflação

- 2 implicações da inflação que você precisa conhecer

- Sua Liberdade Financeira Começa Aqui: Entendendo a Matrix

- A Demagógica Desculpa do Governo para a Inflação

- Desvalorização Cambial

O mundo está conectado e não adquirimos produtos exclusivamente em Reais. Apesar da boa saúde neste momento da economia brasileira, já tivemos no passado muito problemas econômicos, o que desvalorizava nossa moeda perante os pares mundiais, encarecendo a compra/importação de produtos cotados em outras moedas. A desvalorização cambial, portanto, gera um risco que deve ser considerado em seus investimentos.

- Estratégia de Investimento em Renda Fixa | Conheça a Alocação de Ativos

Investir pode sim ser descomplicado! É necessário apenas que você tenha qualidade das informações para tomar as decisões corretas. E condensar estas informações para você é justamente o trabalho da equipe do Clube de Vienna!  Disponibilizamos através de nossas publicações informações preciosas para ter uma leitura adequada do caótico ambiente político e econômico do Brasil ajudando para que as suas decisões resultem em lucro