Glossário - I

Ibovespa - O Índice da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros mede o comportamento das ações mais negociadas e indica o desempenho médio das cotações de uma carteira teórica de ações negociadas no pregão.

Ibovespa Futuro - Contrato de derivativo do Ibovespa negociado na BM&FBOVESPA.

IBX - Índice Brasil que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA, classificadas em ordem decrescente por liquidez e por negociabilidade. O IBX foi introduzido pela Bovespa em 1997.

IEE - Índice de Energia Elétrica. Índice composto somente por ações de empresas do setor de energia elétrica.

IGP-DI - Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. É composto pela soma de outros três índices: IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%; IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%, e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), com peso de 10%. É calculado com base nos preços apurados do primeiro ao último dia de cada mês.

Indexador - É o índice escolhido para correção de valores de contratos e ativos financeiros.

Índice de Sharpe - Índice que permite relacionar o risco e o retorno envolvidos num determinado investimento. Quanto maior o retorno e menor o risco, maior será o índice de Sharpe daquela aplicação.

Índice Dow Jones - Índice utilizado para medir a performance dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York.

Inflação - Aumento persistente de preços, de forma generalizada, que resulta numa perda do poder aquisitivo da moeda.

INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Média ponderada de índices elaborados pelo IBGE para as regiões metropolitanas do País (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e Goiânia).

Insider -
Investidor ou pessoa do mercado que tem acesso a informações privilegiadas.

Insolvência - Situação em que uma pessoa física ou jurídica é incapaz de pagar seus compromissos financeiros.

Instituições Financeiras - Organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central, que compõem o mercado financeiro.

Investidor Qualificado -  Instituições financeiras, companhias seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas e fechadas de previdência complementar, administradores de carteira, consultores de investimento e pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e que, adicionalmente atestem por escrito tal condição, mediante termo específico.

IOF -
Imposto sobre Operações Financeiras.

IPC/Fipe - Índice de Preço ao Consumidor. Calcula a variação dos preços de uma cesta de consumo média e provável para a população da cidade de São Paulo.

IPO -
Initial Public Offering. Expressão em inglês que significa primeira colocação de valores mobiliários, através de uma oferta pública no mercado por uma empresa.

IR - Imposto de Renda. Imposto cobrado diretamente sobre a renda auferida por pessoas físicas e empresas. A incidência do imposto para pessoas físicas é proporcional a renda, sendo maior aqueles que possuem rendas maiores. Para as empresas, o percentual do imposto de renda depende do tipo da empresa e do regime de tributação no qual ela se enquadra.

IPCA -
O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias contratadas com o FMI, a partir de julho/99.