Delta

O delta possui várias funções, dentra elas destacamos;

(1) Taxa de variação em relação ao Ativo-Base

É o efeito da variação de preço do ativo base, expresso em percentual. Em resumo, é o quanto a opção ganha ou perde prêmio em relação a uma alteração no preço do ativo

Teoricamente significa o quanto da variação de preço do ativo base será refletido na variação de preço da opção.

Uma opção de delta 0,9 (ou 90%), significa que, para uma variação de R$ 1,00 no preço do ativo base, espera-se que a opção tenha uma variação de R$ 0,90 em seu preço.

O Delta é maior quanto mais ITM a opção for, tendendo a 100%, e é menor, quanto mais OTM for a opção. Na teoria nenhuma opção deverá ganhar mais valor que a variação do ativo base, por isto o limite é 100%. Claro que uma eventual distorção pode afetar a variação.

A opção ATM é aquela que tem Delta de 50%.

Isto em termos práticos, significa que uma opção muito ITM o valor de variação é praticamente idêntica a variação do ativo-base e uma opção OTM variará um pequena fração da variação do ativo-base. A não ser que ocorra algma distorção, uma opção não deve nunca ganhar ou perder mais valor do que a variação do ativo-base.

(2) Delta Neutrals

Uma outra função do delta é sua utilização para manter uma estratégia neutra em relação a movimentação de preço do ativo, usualmente para montagem de uma operação de hedge. As operações de delta neutrals são operações avançadas e maiores detalhamento sobre estas operações podem ser consultadas nos artigos abaixo:

Delta neutrals - Parte I

Delta neutrals - Parte II

Esta equivalência ou posição teórica sobre o ativo-base, conseguem diminuir o risco, principalmente para operadores de futuros, em que o número de contratos operados (comprado/vendido) sempre é alavancado.

Importante notar que tanto o delta neutrals, bem como a taxa de variação, possuem essencialmente o mesmo conceito.

(3) Probabilidade de uma opção finalizar ITM

Uma última interpretação sobre o delta, muito menos mencionada, porém muito útil em sua utilização é a probabilidade de uma opção finalizar como ITM.

Se ignorado o sinal do delta (vendido em caso de calls ou comprado em caso de puts), uma opção de compra com um delta de 25, ou uma opção de venda de -25, possui uma probabilidade de 25% desta opção ser uma ITM na data de vencimento da opção.

Se uma opção de compra com um delta de 75, ou uma opção de venda de -75, possui uma probabilidade de 75% desta opção ser uma ITM na data de vencimento da opção.

Outro ponto importante é que os modelos de precificação consideram como ATM a opção que tem as maiores chances de se tornar a opção cujo preço de exercício esteja mais próximo do preço do ativo base na data do exercício.

O impacto direto é que a avaliação do delta se torna uma ferramenta em que é feito uma avaliação futura (data de vencimento dos contratos de opções), para uma análise hoje dos mesmos contratos, mostrando as probabilidades de uma opção ser, na data do vencimento, ITM, ATM e OTM, o que nos ajuda na montagem e monitoramento das posições, já que muitas estratégias com opções depende não apenas se uma uma opção terminará ITM, mas por quanto estará ITM no vencimento.

Em operações com opções uma condição primária que se configura não é saber se uma estratégia é vencedora ou perdedora, mas quanto que a estratégia perderá e/ou ganhará em termos de valores nominais, já que todo operador experiente aceita várias pequenas perdas se ocasionalmente tenha uma grande operação vencedora.

Delta x Tempo

De acordo que o vencimento das opções se aproximam, todas as opções ITM vão gradualmente ganhando delta se aproximando de 100%, enquanto a opção ATM se manterá com o Delta de 50% e todas as OTM vão perdendo gradualmente o delta se aproximando de zero.

Esta avaliação se torna importante no acompanhamento de suas posições, já que a montagem das operações permite saber de antemão o risco-retorno de uma opção finalizar como ITM, ATM e/ou OTM. Com isto, se alguma modificação estiver em curso que possa ser verificado pela avaliação do delta, e que afete o retorno o tornando como risco de prejuízo, ajustes nas posições são requeridas para que sejam mantidas as probabilidades da posição termine vencedora no vencimento.

Artigo Anterior
Próximo Artigo